17 de janeiro de 2016

Shadowhunters - Piloto


Criado em: 2016
Com Katherine McNamara, Dominic Sherwood, Alberto Rosende e outros
País: EUA
Gênero: Drama, Fantasia, Ação
Status: Em exibição (Netflix)



Bem no dia de seu aniversário Clary Fray descobre que vive num mundo bem diferente do que acreditava existir. Ao encontrar uma figura estranha entrando em uma boate, a garota começa a descobrir que sua mãe a escondia de um mundo onde os Caçadores das Sombras caçam demônios. A série, original do Netflix é um dos primeiros materiais do plano de streaming a adaptar séries literárias infanto-juvenis.

Shadowhunters tornou-se uma importantíssima série, por ser a primeira adaptação de livros para o Netflix. A boa notícia é que, caso se torne um sucesso, a série estimulará os produtores a investir em outros sucessos literários como o aclamado Percy Jackson e os olimpianos, As Crônicas de Nárnia e Desventuras em série (que já parece estar sendo desenvolvida oficialmente). O episódio piloto (que estamos julgando neste artigo) passou a estar disponível no dia 12 de janeiro de 2016.

Katherine McNamara é uma ótima atriz, consegue atrair as atenções da série. O piloto como um todo foi um episódio bem sugestivo, com alguns bons personagens, muito embora tenha pecado pelo excesso de personagens. Logo de cara, uma série de personagens já surgiu na frente da tela, tornando as ações muito rápidas e um pouco enroladas para o público desconhecedor da série literária.

Ainda que fazer uma série fiel ao material original seja um excelente ponto para conquistar os fãs dos livros, há de se tomar cuidado também com a forma com otudo é mostrado. A série tem que conquistar principalmente aqueles que desconhecem os livros, numa tentativa de popularizar a série. Instrumentos mortais tem material o suficiente para muitas temporadas e séries crossover, uma excelente saga para fazer sucesso.

Um ponto positivo para os produtores da série é que já existe uma adaptação das séries de livros. O filme Instrumentos Mortais – A cidade dos ossos foi um fracasso na crítica e gerou pouco mais do que a sua receita, ou seja, um fracasso. Desta forma, os produtores da série tem em que se embasar, um material que permita que enxerguem tudo o que fracassou na produção cinematográfica e realizem um material melhorado. Por outro lado, também deve-se tomar cuidado, para que aqueles que viram o filme e leram os livros não façam confusão entre os três conteúdos. A série tem que se explicar sozinha, sem que o espectador tenha que juntar informações de outros cantos. Infelizmente, pareceu um dos grandes defeitos do piloto.

Um episódio um pouco confuso e com cortes de edição muito ruins, deu início a uma série com muito peso e que tem potencial para se tornar algo grandioso. O elenco foi bem escolhido e a caracterização dos personagens ficou bem interessante. O roteiro e a edição são um pouco deficientes, em especial o texto. A história começou bem confusa e agitada demais para um episódio piloto. Apesar das falhas, acredito que a série consiga se colocar nos eixos e se tornar bastante interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário