5 de fevereiro de 2016

Quem tem o pior roteiro?

Uma das maiores diversões durante o período de premiações é apostar os vencedores. No caso do Framboesa de Ouro, apostar naqueles filmes que serão taxados como piores em algumas categorias. Aqui no Cinema Mudo, estamos comentando filme a filme se as indicações foram justas e tentando arriscar alguns palpites de quem serão os premiados nos dias 27 (Framboesa de Ouro) e 28 (Oscar 2016) de fevereiro. Vamos começar a especular os resultados de Pior roteiro, do prêmio Framboesa de Ouro.

É importante frisar que os comentários e especulações aqui dispostos são de total responsabilidade e vidência de Guilherme Moraes.

Primeiramente, vamos recordar quem são os concorrentes nesta categoria e o que pode ser levado em conta na hora de avaliar um roteiro. Um roteiro ruim é aquele que tem furos de narrativa, que é inconsistente ou até mesmo confuso. Estão aí, casos em que o filme deixa alguma coisa não explicada, casos em que algum detalhe do texto é contradito no decorrer da trama e, principalmente, falhas no desenvolvimento da história. Um filme tem que, acima de tudo, saber respeitar o gênero que escolheu. Se um filme opta por ser um “besteirol”, ele deve saber, até o final, que tipo de humor o gênero precisa, que tipo de narrativa e tudo mais. É o caso de muitas comédias brasileiras que querem ser “comédia romântica”, mas acabam retratando traços de besteiróis.

Quarteto Fantástico é o primeiro filme da nossa lista de concorrentes. O filme esbarra nesta questão de gênero. Os dois primeiros atos são, nitidamente, obras de ficção científica e conseguiam expressar uma boa história de “pessoas com super-poderes”, embora não seja uma história de super-heróis. A grande questão com o filme foi a briga entre Josh Trank e a Fox, que resultou na interferência da produtora para fazer o filme ter “mais ação”. O ato final, então, se tornou um membro avulso da história, que respeita outro gênero de cinema, totalmente desconexo do resto do filme. A indicação é mais do que merecida.

O destino de Júpiter é um filme que nasce do ego inflado dos irmãos Wachowski. A pretensão dos diretores de retratar um filme fantástico acabou levando-os a criar uma miscelânea completamente confusa e sem o menor senso de narrativa. Ainda que a pior coisa do filme seja os seus efeitos visuais, o roteiro também merece a indicação e é uma boa opção para vencedor da categoria.

Pixels e Segurança de Shopping 2 já seguem mais por outro caminho. Não são exatamente “roteiros ruins”. Seria mais correto afirmar que são roteiros fracos. As histórias não são exatamente confusas ou controversas. Na verdade são apenas pouco profundas e sem nenhuma novidade.

No entanto, a minha principal escolha para Pior roteiro é Cinquenta tons de cinza. Simplesmente, trata-se de um filme pornô sem sexo. O roteiro, que deveria ser altamente picante e erótico, não é nada mais nada menos do que um romance despretensioso e até risível. O filme fortalece estereótipos e é tem um dos piores roteiros de Hollywood.


Meu palpite é Cinquenta tons de cinza, mas também concordaria com O destino de Júpiter, como pior roteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário